segunda-feira, 14 de janeiro de 2013 | |

Piora desempenho de limeirenses no Enem

O sinal amarelo acendeu nas escolas de ensino médio de Limeira – públicas e particulares. Todas as que tiveram nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2009 pioraram o desempenho em 2011. Algumas delas não só apresentaram um desempenho inferior de seus alunos como também perderam posições no ranking municipal, casos do Colégio Acadêmico e da Einstein.

Mais uma vez, as melhores notas foram das escolas particulares. Entre as dez primeiras, oito são privadas – as únicas duas públicas que figuram no “top ten” são de ensino técnico (Cotil, ligado à Unicamp, e “Trajano Camargo”, ligado ao Centro Paulo Souza).


O Ministério da Educação (MEC) só divulga as notas das escolas cuja participação dos alunos no exame foi igual ou maior a 50%. Em 2011, receberam nota 10.076 instituições em todo o país. A média de todas elas caiu em relação ao ano anterior – ou seja, o fenômeno não é exclusivo de Limeira, sendo necessário um alerta nacional.

A nota média das escolas participantes no Enem 2011 foi de 519,08. Isto significa que 11 escolas de Limeira ficaram acima da média nacional.

Para efeito de comparação, a melhor escola do Brasil foi o Colégio Objetivo Integral, de São Paulo, com nota 737,15. Há dois anos, a melhor nota tinha sido 749,7.

Em 2009, 35 escolas de Limeira apareceram na lista do MEC, embora nove delas não tivessem nota. Em 2011, o número de unidades apresentadas foi de 19 – todas com nota.

0 comentários: