quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 | |

Para ser um bom jornalista...

Revendo alguns materiais da época da faculdade (ou seja, dos primórdios da popularização da Internet, meados dos anos 1990), encontrei anotações de uma palestra do jornalista Marcelo Mendonça a alunos de Comunicação Social da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Bauru.

Mendonça – na época editor do hoje extinto “Jornal da Tarde” – teve que responder uma pergunta que começava a intrigar quase todo mundo: “Existe futuro para a mídia impressa?”

“Isto ela mesma se pergunta. Os brindes jogaram a circulação num nível insuportável. Isto gerou problemas físicos, falta de papel jornal. Acredito que a mídia impressa ainda tem uma vida longa”, disse ele na ocasião.

De fato, até hoje (cerca de 15 anos depois da palestra) ninguém tem ao certo uma resposta para a tal pergunta.

O que se sabe é que o conhecido “JT”, nascido em 1966 para revolucionar a imprensa, não resistiu aos novos tempos. Deixou de circular em 31 de outubro de 2012.

Na ocasião, nós alunos perguntamos também a Mendonça quais os requisitos para conseguir um bom emprego (ou seja, ser um bom jornalista). Trata-se de uma pergunta que já me fizeram, uma ex-aluna, e que foi motivo de postagem aqui no blog.

Mendonça respondeu de modo objetivo. Eis, então, os requisitos citados por ele (com os quais concordo):

- ter vontade (gostar do que faz);
- escrever bem (dominar a Língua Portuguesa);
- ler muito;
- saber pelo menos o inglês;
- ser curioso;
- não se acomodar.

E aí, alguém se arrisca?

0 comentários: