quarta-feira, 19 de agosto de 2009 | |

PT * 10/2/80 + 19/8/09

É com pesar que comunico o falecimento em 19 de agosto do corrente do Partido dos Trabalhadores. A causa da morte foi insuficiência ética. A todos que um dia acreditaram no PT, os petistas agradecem.

Não sei se é mais repugnante ver a postura de José Sarney e sua tropa de choque (porque, afinal, deles não se pode esperar nada diferente do que têm apresentado) ou do PT, que endossou o arquivamento das denúncias contra o presidente do Senado em nome UNICAMENTE de um projeto de poder – um projeto, diga-se, não de país, mas de poder pelo poder (para o qual o apoio do PMDB de Sarney é tido como essencial).

Para quem ainda nutria uma gota de esperança de que o PT do “mensalão”, do falso dossiê, da quebra do sigilo do caseiro tinha ficado para trás, eis que ele ressurge, mais uma vez sujo de lama – corroborando a tese de que quem comanda de fato o serviço é o comandante (afinal, foi do Planalto que o “salve geral” partiu). E sequer é preciso apontar a vergonha do salvamento de Sarney; o constrangimento petista ao votar pelo arquivamento das denúncias se encarrega de deixar a vergonha à mostra.

E que não se diga que tudo isso faz parte do jogo político, pois é justamente esse mesmo jogo – sujo - que o PT sempre criticou. Era em razão disso, em nome de uma suposta ética, que o PT angariava apoio. A bandeira da moralidade sempre foi a maior do partido. Se havia uma sigla que podia fazer diferente, era o PT.

Hoje, tudo isso é passado. O PT se rendeu aos 300 picaretas que um dia Luiz Inácio criticou... Ao se render a eles, tornou-se tão vil quanto os próprios, tão comum como os próprios, tão sujo e fisiologista como os próprios. Que diferença, afinal, restou entre PT, PMDB, PSDB, DEM, PTB, PP e etc?

Eis uma realidade triste de admitir para quem um dia sonhou com algo diferente. O 19 de agosto marcou o fim de um sonho, o sepultamento de um ideal (lamento, bons samaritanos que resistem no PT, mas já não dá mais para tratá-los de outra forma...). Assim, jaz o PT. Sim, lamento informar: o PT já era.

Se um dia petistas bradaram que a esperança vencera o medo, saibam que hoje a (triste) realidade derrotou a esperança.

PS: Marina Silva (agora oficialmente ex-petista), senador Flávio Arns (querendo se tornar ex-petista) e Aloizio Mercadante (que deveria se tornar ex-petista): lutem o bom combate.

Em tempo: Mercadante se recusou a ler a carta do PT de apoio a Sarney e Arns manifestou na TV que deve ir à Justiça para questionar se a atitude petista no caso não se configura afronta aos princípios ideológicos do partido (princípios???), o que permitiria que ele trocasse de sigla sem que tivesse seu mandato cassado por infidelidade partidária.

* Só para lembrar: em 2010 tem eleição e todos os mesmos pedirão nossos votos. O meu não terão.

1 comentários:

Cristiano Persona disse...

Piscitelli, muito bom esse texto. Parabéns!